27/03/2012

Lentilhas e Esparguete – um estranho (e delicioso) casamento

Desde já vos digo que esta receita não é minha! A receita que se segue cá em casa há já alguns anos é da fantástica Martha Rose Shullman, do NY Times.
Apesar de parecer algo farta-brutos - lentilhas com esparguete - confesso que esta combinação é uma delícia e um sucesso imediato! É efectivamente um prato com ‘sustança’, mas os sabores que aqui se encontram, as sementes de cominhos e coentros, o pimento, os coentros frescos, tornam este prato numa agradável surpresa, muito mais interessante do que o que à partida se imagina.
O título original desta receita é qualquer coisa como ‘lentilhas do Médio Oriente com massa’ e o resultado tem mesmo sabor arábico!

Normalmente, aconselha-se um soninho no sofá depois desta refeição.


Ingredientes:

200gr de lentilhas verdes;
150gr de esparguete;
1 pimento vermelho, médio/grande, partido aos cubinhos;
2 cebolas;
2 dentes de alho;
1 folha de louro;
½ colher de sopa de sementes de cominhos;
½ colher de sopa de sementes de coentros;
½ raminho de coentros picados;
Sal;
Pimenta;
Azeite.

Como fazer:

Antes de mais, lavar e escorrer as lentilhas.
Colocam-se as lentilhas numa panela com bastante água e junta-se uma cebola descascada e cortada ao meio, um dente de alho descascado e cortado ao meio, a folha de louro, sal a gosto. Cozer as lentilhas em lume médio até estas se apresentarem macias (sensivelmente 25/30 minutos). Assim que estiverem cozidas (mas não demasiado porque, dessa forma, desfazer-se-ão), escorrê-las e reservar. Guardar também 1 copo da água da cozedura.
Entretanto, noutro tacho, cozer o esparguete em bastante água, tal como a embalagem indica.
Numa frigideira, aquecer um pouco de azeite e juntar a outra cebola picada; deixar alourar. Dois, três minutos passados, juntar o pimento partido aos cubinhos e deixar fritar até amolecer o pimento. De seguida, junta-se o alhinho picado, as sementes de cominhos e as de coentros, e deixa-se fritar para que se libertem os maravilhosos aromas, mexendo sempre (cuidado para não queimar o alho). Junta-se um pouco da água da cozedura das lentilhas (talvez uns 100ml), rectifica-se de sal e pimenta e mantém-se ao lume até reduzir um pouco.
Para concluir, escorre-se o esparguete e combinam-se os três elementos: as lentilhas, o esparguete e o pimento salteado em sementes.
Coentros picadinhos por cima e já está – bom apetite!

3 comentários:

bárbara disse...

Soninho no sofá, adoro! Um dia fiz lentilhas com esparguete porque não tinha arroz em casa e descobri que fica mesmo bem!

O teu prato tem muito bom aspecto, espero que continues com o blog pq tens realmente aquele 'it factor' para a cozinha.

curryfreak disse...

Ainda bem que gostas! E obrigada por subscreveres o blogue... já estava a achar um bocado patético ter 1 só seguidor que - por acaso - até é o namorado :)

Jorge Ramiro disse...

Isso parece delicioso, agora eu estou cozinhando. Além disso, as lentilhas são um alimento muito saudável. É importante que os homens e os animais comam saudável. Para meu cachorro eu compro Total Alimentos, porque isso é o que o vet me recomendou.