18/03/2012

Turkish Delight - Falafel

Desta vez, a inspiração foi do Médio Oriente e o resultado um manjar das 1001 noites!
Não é a primeira vez que se fazem Falafel cá em casa, na realidade, é um dos nossos petiscos favoritos. Normalmente, acompanhamos as Falafel (bolinhas de grão fritas) com Hummus (pasta de de grão e tahine), Baba Ganoush (pasta de beringela assada) e Cacık [tsatsik], molho de iogurte com pepino e hortelã.
Apenas o pão pita foi comprado no supermercado – mas fica aqui o compromisso, não é difícil e, para próxima, fá-lo-emos casa.



Falafel
Ingredientes:


300gr grão de bico seco, previamente demolhado de um dia para o outro;
1 cebola picada;
3 dentes de alho picado;
4 colheres de sopa de coentros picados;
1 colher de sopa de cominhos;
1 colher de chá de pimenta preta;
½ colher de chá de fermento;
Umas gotinhas de limão;
Sal;
Farinha para moldar as bolinhas;
Óleo para fritar.


Com fazer:

Num robot de cozinha reduzir o grão (cru, mas demolhado de um dia para o outro) a pasta. De seguida, juntar os restantes ingredientes, a cebola e os dentes de alho picados, os coentros picadinhos, os cominhos, a pimenta e o sal, a ½ colher de fermento e umas gotinhas de sumo de limão – voltar a ligar o robot até todos os ingredientes estarem ligados . Nota: é importante provarmos sempre a pasta para rectificarmos os temperos. Sempre que necessário, acrescentar mais cominhos, pimenta ou sal, assim como um pouquinho de água se a pasta se verificar muito seca. Deixar a pasta descansar uma meia hora.
Depois disto, fazer as bolinhas! Num prato raso deitar alguma farinha; moldar as bolinhas com cuidado(atenção porque, à partida, a pasta será mole, mas não se assustem, é mesmo assim!), passá-las por farinha e reservar. Se as mãos ficarem muito pegajosas, é só passá-las por água.
Aquecer o óleo e, assim que este estiver bem quente, fritar as bolinhas até estas se apresentarem douradas.

Sem comentários: