19/03/2012

Cozinha Portuguesa Vegetariana!

Uma das perguntas que me colocam com mais frequência, em conversas sobre alimentação e vegetarianismo, é a incrédula Como consegues??, imediatamente seguida da afirmação convicta Eu cá não conseguiria viver sem carne ou peixe, sem os meus petiscos favoritos da cozinha Portuguesa!
É certo que o ‘bom Português’ gosta de comer (e beber) bem – eu cá gosto e não é pouco! – porém, não é por ser vegetariana que deixo de cozinhar os nossos pratos favoritos. Hoje em dia, com um bocadinho de imaginação, é possível recriamos (quase) tudo, não implicando carne ou peixe – ok, será mais complicado recriar sardinhas assadas vegetarianas, contudo, (quase) tudo o resto é susceptível de ser adaptado. A maior parte dos supermercados vende soja, tofu, seitan, matérias que já se apresentam mais elaboradas, em formato chouriços e farinheiras, no barro, com ervas, especiarias e temperos diferentes, proporcionando matéria-prima proteica para os mais diversos cozinhados.
Assim, pretende-se cozinhar pratos tradicionais portugueses, na sua versão vegetariana, e mostrar que, afinal de contas, não é assim tão difícil, nem triste, nem complicado – ser-se Português (whatever that means) e Vegetariano :)

O primeiro prato que se apresenta neste contexto é, sem dúvida, um favorito – Favas Guisadas com Chouriço de Soja
Confesso que adoroooo favas e, apesar de ter feito este petisco com favas congeladas, resultou muito bem.

Aproveitamos ainda para ressalvar outro post, este mais antigo, que recria outro petisco bem típico - à Brás!


Favas Guisadas com Chouriço de Soja


Ingredientes:

1kg de Favas congeladas;
1 Chouriço de Soja (aqui usei o mais fácil de se encontrar, em qualquer Pingo Doce - Chouriço de Soja da Cem Porcento, 3,04€ - nota: usar os 2 chouriços que vêem na embalagem);
1 cebola grande;
1 dente de alho;
½ lata de tomate pelado, aos pedaços (usei o meu favorito, do Pingo Doce, 0.49€);
1 molho de coentros;
Azeite;
Vinho branco;
Água;
Sal e Pimenta.


Como fazer:

Pica-se a cebola e o alho e refoga-se em azeite. Assim que a cebola se apresentar translúcida, juntar meia lata pequena de tomate pelado aos pedaços. Mexer e, logo depois, juntar meio molho dos coentros picadinhos - sentir o maravilhoso aroma que se liberta! De seguida, juntam-se as favas e tempera-se de sal e pimenta. Envolvem-se as favas no molho e acrescenta-se um pequeno copo de vinho branco, bem como um pouco de água, até cobrir as favas. Mexe-se bem e deixa-se guisar durante mais ou menos meia hora; atenção, sempre que necessário, juntar um pouco de água.
Ao fim de meia hora, ou quando a as favas estiverem praticamente cozidas, juntar o chouriço partido às rodelas (uma alternativa a este chouriço é seitan partido aos cubos!) e deixar guisar até as favas estarem bem macias. Por fim, rectificar os temperos e acrescentar o resto dos coentros picados!
Pão, vinho e mesa!

Nota: um especial obrigado à minha mãe que ajudou a preparar esta deliciosa favada!

Sem comentários: