04/04/2012

Caril de Espinafres e Cogumelos com Roti (aka Chapati)

A preparação deste jantar foi uma aventura. Desta vez, para além do caril de espinafres e cogumelos, propusemo-nos fazer o maravilhoso pão indiano roti para acompanhar e, assim, pudermos comer com as mãos.
A confecção do caril tratou-se mais de um jammin’ com as especiarias que tínhamos; já o roti foi feito a partir da receita do Show me the Curry.
Ao contrário do que possam pensar, fazer roti não é difícil - basta ter os utensílios certos, sobretudo a Tawa (chapa antiaderente para assar os rotis). Consegui uma na Popat Store, uma mercearia indiana no Centro Comercial da Mouraria, pelo jeitoso preço de 6.95€. Porém, também se consegue online, pela Ayur, aqui.


Caril de Espinafres e Cogumelos

Ingredientes:

1 embalagem de Cogumelos frescos (usámos Portobello);
2 embalagens de Espinafres congelados em folha (usámos da marca Pingo Doce);
1 cebola;
3 tomates;
1 chili verde;
1 dente de alho;
1 pedaço de gengibre fresco (equivalente em tamanho a um dente de alho);
1 colher de sopa rasa de sementes de cominhos;
1 pitada de cominhos em pó;
1 colher de sopa rasa de caril;
1 colher de sobremesa de açafrão;
1 pitada de Garam Masala;
Sal;
Óleo;
Água.

Como fazer:

Primeiro começamos por fazer a base do caril (esta base é muito versátil e pode-se usar em caris de outras coisas).
Num tachinho com um pouco de óleo, juntar metade da cebola grosseiramente picada e deixar alourar. Juntar as sementes de cominhos e a pitada de cominhos em pó, mexer bem; juntar o dente de alho picado, o gengibre picado, o chili verde inteiro – envolver todos os ingredientes. De seguida, quando os aromas se começarem a libertar, juntar os tomates picados. Juntar um pouquinho de água para não queimar, temperar de sal e deixar apurar durante uns minutos em lume brando.
Passados uns 8/10 minutos, retirar este preparado do lume e, com ajuda de uma varinha mágica, reduzi-lo a puré.
Entretanto, lavam-se e partem-se os cogumelos e cozem-se os espinafres à parte. Assim que cozidos, escorrem-se bem.
Numa sertã ou wok, colocar mais um fio de óleo e a outra metade da cebola, bem picadinha – deixar alourar. Juntar uma pitada de sementes de cominhos, o caril, o açafrão, mexer bem e rapidamente para não deixar queimar (uns 5 segundos), deitar o preparado feito anteriormente e juntar um pouco de água.
A este preparado juntar os cogumelos partidos, envolver e deixar cozinhar em lume brando. Passados uns minutos, acrescentar os espinafres cozidos, mexer bem, juntar um pouco de água, rectificar os temperos, o sal, o caril, uma pitada de Garam Masala. Manter em lume médio durante uns 15 minutos.
Feito - partir para o roti!
(Nota:este carilzinho casa lindamente com arroz basmati).


Roti

Ingredientes:

250gr de farinha de trigo + 1 pouco para ajudar na preparação;
170ml de água morna;
1 pitada de sal;
3 colheres de sopa de óleo.

Como fazer:

Numa tigela grande misturar os 250gr de farinha de trigo e o sal. Juntam-se as colheres de sopa de óleo e mistura-se tudo com as mãos até se desfazerem os grumos maiores (deverá obter uma consistência granulada). De seguida, juntar aos poucos a água morna, trabalhando a massa até se obter uma bola (se ficar muito pegajosa, juntar um pouco mais de farinha; se pelo contrário, achar que precisa de um pouco mais de água, faça o favor).
Depois de amassar, assim que a bola estiver lisa e consistente, passá-la por umas gotinhas de óleo e cobri-la com uma malga grande. Deixa-se descansar a massa durante 15 minutos, no mínimo.
Passado este momento de repouso, retirar a massa da tijela. Divide-se a massa em bolas mais pequenas (do tamanho de bolas de golfe) e com um rolo de cozinha, numa superfície enfarinhada, esticar as bolinhas até se conseguirem discos de ± 20cm de diâmetro (neste processo é importante passar-se a massa por farinha para que não pegue à bancada).
Aquecer bem a tawa e dispor o disco na superfície quente; 1 minuto depois consegue-se ver a massa a formar bolhinhas castanhas – virar e deixar cozinhar do outro lado. Assim que apresentar uma cor douradinha em ambos os lados, estão prontos!
(Nota opcional: no fim pincelam-se os rotis com Ghee ou manteiga)

Sem comentários: