05/04/2012

Veggies com Cogumelos e um toque Oriental

Este jantar resultou de uma combinação de ingredientes que se encontravam um pouco à nora no meu frigorífico… tínhamos um punhado de ervilhas tortas, um pimento laranja, uma arvorezita de brócolos e uma embalagem de cogumelos que não utilizámos no caril da noite anterior.
Como arroz há sempre feito cá em casa (é algo da total responsabilidade e competência do meu companheiro destas andanças), desencantou-se um jantarucho em 3 tempos!


Ingredientes:

±200gr de ervilhas tortas, arranjadas e cortadas em quatro partes;
1 pimento laranja partido aos cubinhos (mas poderá ser verde ou vermelho);
1 embalagem de Cogumelos frescos cortados aos quartos (usámos Portobello);
±300gr de brócolos;
1 cebola;
1 dente de alho;
1 pedaço de gengibre fresco (equivalente em tamanho a um dente de alho);
Azeite;
Molho de Soja q.b.;
1 copinho pequeno de vinho branco;
1 copinho pequeno de água;
Sementes de Sésamo q.b.
Sal e Pimenta.

Como fazer:

Antes de mais, arranjam-se os brócolos, desmontando-os em pezinhos mais pequenos. Numa panela com água fervente dá-se-lhes um ‘entalão’. Escorrer e reservar.
Pica-se a cebola e, numa sertã ou wok, refoga-se com um fiozito de azeite. Assim que começar a alourar, juntar o alho e o gengibre picadinhos. Entretanto, a este refogado junta-se o pimento e deixa-se fritar um pouco; seguem-se os cogumelos e as ervilhas tortas e envolvem-se todos os ingredientes. Junta-se um pouco de água e vinho branco (se tiverem), uma pitada de sal e pimenta, e deixa-se estufar em lume brando. Uns minutos passados, adicionamos molho de soja q.b., os pezinhos de brócolos e mexe-se. Deixa-se estufar até todos os sabores ligarem, rectificando temperos e molho de soja, se necessário.
No final, polvilha-se com sementes de sésamo (se as quiser torrar de antemão, melhor), arroz, pauzinhos e mesa!
(nota: para quem não gosta de cogumelos, tofu é uma excelente alternativa)

Sem comentários: