15/02/2009

Caril!

Tal como o nome deste blog, sou totalmente cury freak! Frequentemente experimentamos com caril, com diferentes especiarias indianas e com diferentes legumes e leguminosas; a base é sempre a mesma - sementes de coentros, de cominhos, gengibre, e as variações dão-se apenas nos pós, nos diferentes tipos de caril, e também nos grãos e legumes utilizados. Lá vamos descobrindo novos sabores e outras formas de caril!


Caril de Feijão-Frade e Cogumelos
Ingredientes

1 Lata de Feijão-Frade
1 Embalagem de Cogumelos de Paris
1 Cebola
1 Lata de Tomate Pelado, aos cubos
Azeite
1 Colher de sopa de sementes de Coentro
1 Colher de sopa de sementes de Cominhos
1 colher de sobremesa de Gengibre
2/3 Colheres de Kitchen King (à venda em mercearias indianas, no Martim Moniz, ou no El Corte Inglés)
1 Colher de sopa de Açafrão
Coentros frescos picados
Sal & Pimenta

Como fazer:

Começar por um refogado, a cebola, o azeite, as sementes (juntar as de coentros e de cominhos, a colher de gengibre, e esmagar tudo num almofariz). Um pouco depois juntar as duas, talvez três, colheres de Kitchen King (já traz misturadas várias especiarias típicas indianas) e os cogumelos, até estes fritarem um pouco. Juntar a lata de tomate, a colher de açafrão, acertar de sal & pimenta e deixar estufar um pouco, em lume brando. Juntar dois copos de água e manter a apurar, em lume médio, por uns 20/30 minutos. Acompanhar com arroz basmati e coentros picados.




Caril de Quiabos e Beringelas

Ingredientes

Quiabos
(o suficiente para 2, talvez 300/400g)
2 Beringelas médias, ou 1 grande
1 Cebola
1 Lata de Tomate Pelado, aos cubos
Azeite
1 colher de sopa de sementes de Coentro
1 colher de sopa de sementes de Cominhos
1 colher de sobremesa de Gengibre
2 colheres de sopa de Garam Masala
1 colher de sobremesa de Caril
1/2 limão
Sal & Pimenta

Como fazer:

Fazer um refogado semelhante ao anterior, a cebola, o azeite, as sementes e os pós. Juntar o tomate, um pouco de água, e deixar estufar em lume brando. Lavar os quiabos, cortá-los às rodelas, e deitar-lhes umas gotas de sumo de limão, para não deixar libertar muito a goma que lhes é natural. Lavar e cortar as beringelas, às meias luas, e juntar tudo ao refogado. Acertar de mais água, sal & pimenta, e deixar cozinhar, em lume brando até servir. Vai bem, bem, com arroz Pulau, este comprado no restaurante indiano aqui da rua, o Swagat!

1 comentário:

bárbara disse...

Este blog recebeu uma prendinha.
Vai ver ao Grand Masala do que se trata.