30/03/2012

Sopa de Tomates Assados

Apresento-vos aqui uma das minhas sopas favoritas!
Esta receita não é novidade, já se faz há bastante tempo, aqui, ali, com ligeiras alterações. Esta minha versão é aromatizada com manjericão, mas poderá optar por tomilho ou mesmo coentros. É deliciosa só assim como se apresenta ou com pãozinho torrado (a.k.a croûtons) por cima…
Mais fácil é (quase) impossível!


Ingredientes:

±1,5kg de tomates;
2 cebolas;
2 dentes de alho;
1 ramo de manjericão fresco;
1 pitada de manjericão seco ou orégãos (opcional);
Sal;
Pimenta;
Azeite;
Água.

Como fazer:

Lavam-se e cortam-se os tomates aos quartos e espalham-se num tabuleiro de ir ao forno. O mesmo destino para as cebolas, descascam-se, cortam-se às meias luas e tabuleiro com elas; picam-se os alhos grosseiramente e juntam-se aos tomates e às cebolas. Regam-se estes com um fio de azeite e temperam-se com sal, pimenta e uma pitada de manjericão seco ou mesmo orégãos secos (se não tiver nenhum dos dois também não faz mal). Envolvem-se todos os elementos (eu cá gosto de o fazer com as mãos) e leva-se o tabuleiro ao forno a assar durante ± 40 minutos ou até os tomates se apresentarem assados. Se necessário, mexer de vez em quando para não deixar nada pegar ao fundo do tabuleiro, assim como para dar uma cheiradela aos aromas que se libertam.
Assim que assado, retira-se o tabuleiro do forno e coloca-se todo o seu conteúdo numa panela alta; cobre-se com água, junta-se o ramo de manjericão e mantém-se ao lume até ferver. A seguir, retira-se a panela do lume e com uma varinha mágica reduz-se a creme. Rectifica-se de sal e pimenta, mais um fio de azeite e deixa-se ferver mais uns 10 minutos – tão fácil quanto isto, a melhor sopa do mundo!
Nota: A quantidade de tomates utilizados depende efectivamente de quão cremosa se quer a sopa. Se preferir um caldo mais líquido não use tantos tomates; se, tal como eu, preferir um cremesito mais grosso, abuse deles à vontade (para esta sopa utilizei ±1,5kg); em relação às ervas aromáticas, como alternativa ao manjericão poderá utilizar tomilho (neste caso, retire o talo grosso do meio e disponha as folhas junto com os tomates no tabuleiro) ou ainda coentros picadinhos ou qualquer outra erva aromática que ache por bem.