13/03/2012

Um petisco de domingo - pão de alho e queijo ricota caseiro!



Pois bem, depois de termos descoberto as maravilhas do queijo caseiro, não poderíamos ficar por aqui! Desta vez, resolvemos experimentar ricota (aka requeijão!).
O processo é semelhante ao do paneer, com a salvaguarda de que, para além do leite, juntámos 200ml de natas.

Relembro aqui como se faz…

Ingredientes:

1 litro de leite gordo;
200ml de natas inteiras;
2 colheres de sopa de sumo de limão;
1 escoador;
1 mini-meia de vidro.

Como fazer:

Num tacho, deite o leite e as natas e deixe levantar fervura; quando estiver a fervilhar, junta-se suavemente o sumo de limão, mexendo sempre. Mantém-se o lume brando, a borbulhar, mexendo calmamente durante uns dois minutos. Quase imediatamente o leite talha, separando o soro da nata – esta nata é a ricota!
Entretanto, se não tiver um pano específico para queijo, arranje uma mini-meia de vidro, corte a banda elástica e envolva a meia num escoador (cuidado para a meia não se soltar). Tira-se o leite do lume e verte-se para a meia… deixar a bolinha de queijo escoar o soro, retirar a meia e escorrer o restante líquido durante uns 5 minutos. Colocar a bolinha de queijo numa tigela, cobrir com película e guardar no frigorífico durante, no mínimo, uma hora.
Já para o pão de alho seguiu-se uma dica do Jamie Oliver. Corta-se um pão saloio às fatias (nós usámos de Mafra); pincelam-se de azeite e forno com elas! Quando estiverem torradas, passa-se um dente de alho descascado sobre a superfície, para passar o maravilhoso sabor, e polvilham-se de orégãos ou manjericão seco!
Molto buono!

Sem comentários: