02/04/2012

Restaurantes Indianos/Nepaleses – Nepa (Bairro Alto)

Quando chegámos ao Nepa, na Rua das Chagas, n.º 25, ao Bairro Alto, reparámos que afinal não tínhamos prestado bem atenção. Umas semanas antes, enquanto passeávamos pelo Bairro, chamou-nos à atenção um cartaz de dimensões consideráveis que se apresentava à porta – um menu e a indicação de Todos os pratos a 5.90€.
Say what??!! Tínhamos de lá voltar e foi isso que fizemos.
Porém, assim que nos sentámos e abrimos a lista reparámos nas mini letras que diziam – Só aos almoços. Claro que sim, até senti a parvoíce a ruborizar-me a face… mas já que estávamos sentados, ficámos para experimentar.

Este Nepa (isto porque há outro em Picoas) é, sobretudo, cor de rosa!
Fomos simpaticamente recebidos e convidados a sentar, mas cedo percebemos que nenhum dos dois empregados falava Português… ok, Nepali não falamos, mas entendemo-nos em Inglês.
Para começar pedimos Onion Bahji e Naan de alho, mas nenhum dos dois se destacou particularmente. Já no vinho tivemos uma agradável surpresa. O vinho da casa era JP, mas não havia. Os outros dois mais económicos que se apresentavam na lista, o Monsaraz e Evel, também estavam esgotados. Assim, propuseram-nos um Dão Meia Encosta 2008, que muito nos agradou, sobretudo, por terem cobrado o preço do vinho da casa.
O meu companheiro destas andanças pediu Dal Tarka e, desta vez, ficámos espantados; já experimentados inúmeras versões de Dal Tarka, mas até à data nunca com tomate! Ok, pode ser que seja uma versão específica do Nepal, ou somente do Nepa, mas não nos convenceu. Cá eu, fui por um caril de quiabos e cogumelos, um Kathamandu Tarkari, que também ficou aquém do esperado, sobretudo porque os quiabos apresentavam uma textura ainda bastante viscosa, isto para além do normal.
Esta viscosidade nos quiabos, apesar de não ser muito agradável, é característica do legume; geralmente, antes de serem cozinhados, demolham-se em água e sumo de limão, ou vinagre, ou escaldam-se durante uns minutos para perderem essa viscosidade que lhes é característica. Bom, não se verificou e foi uma pena.
Para sobremesa, como não havia a Bebinca que se anunciava no menu (buahhh!), fomos pelo gelado de manga e não ficámos mal. Dois cafés e a conta - 25€, mais coisa, menos coisa.
Não posso dizer que volte aqui tão cedo, sobretudo porque há bem melhor por estas bandas. Apesar de ser um espaço limpo (e cor de rosa!), o que se come – que é o que mais importa – podia ser melhor - 5.6

Sem comentários: