23/03/2012

Tofu Espiritual

No âmbito do nosso desafio Cozinha Portuguesa Vegetariana, eis aqui mais um petisco - Tofu Espiritual.

Nunca cheguei a fazer esta receita na sua versão original, isto é, com bacalhau, nem tão pouco me lembro de a ter provado. Contudo, tive recentemente a oportunidade de me reunir com amigos a uma mesa que apresentava as duas versões deste prato.
Quem provou os dois não só ficou deliciado, como espantado com a semelhança e, mesmo aqueles que antipatizam peremptoriamente com tofu, adoraram esta versão!

Ingredientes :

1 embalagem de Tofu (utilizei da marca Cem Porcento, à venda em qualquer Pingo Doce, 2.44€);
1 pacote de batata palha, 400gr;
1 pacote de cenoura ralada, 300gr;
1 cebola;
2 dente de alho;
1 pacote de natas de soja;
Queijo ralado (utilizei emmental, mas, em alternativa, poderá utilizar pão ralado);
Azeite;
Sal e Pimenta.

Como fazer:

Antes de mais, deixar o tofu marinar em sumo de limão, coentros picados, alho picadinho, sal e pimenta; poderá fazê-lo de um dia para o outro ou por algumas horas (no mínimo 4) - quanto mais tempo deixar, mais saboroso ficará o tofu.

Picar a cebola e o alho e refogar em azeite. Depois de marinado, cortar o tofu às tiras (aqui optei por tiras finas de ± 5cmx1cm para que, posteriormente, não se destacassem pedaços enormes de tofu, para que o preparado fosse homogéneo; porém, poderá também, ao invés de tiras, utilizar o tofu esfarelado).
Bom, juntar as tiras de tofu ao refogado e mexer, com o devido cuidado. De seguida, juntar a cenoura ralada, mexer, e deixá-la murchar por completo. Adicionar a batata palha e, para ligar tudo, juntar um pacote de natas (optámos por natas de soja). Mais uma vez, revolver gentilmente todos os elementos, rectificar de sal e pimenta (atenção porque normalmente as batatas palha já são bastante salgadas) e dispor o preparado num pirex. Por cima, para a gratinar, colocar queijo ralado ou, em alternativa, pão ralado e forno com ele! Servir com uma saladinha fresca, um copinho de branco fresco e bom apetite!
Nota: um especial obrigado à amiga Aida a quem pertence esta receita.

Sem comentários: